Projetos Industriais
Executamos projetos de climatização, com todo o rigor, sempre elaborado por um Engenheiro Mecânico e com registro
de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) registrado no CREA/MG. O serviço visa desde o dimensionamento dos equipamentos, escolha das melhores opções para os ambientes, cotação dos equipamentos, projeto de climatização, documentação técnica e a execução das instalações.
Câmaras Frias
As câmaras frias, ou câmaras frigoríficas, tem como objetivo o armazenamento refrigerado de produtos e difere dos refrigeradores convencionais devido sua capacidade de armazenar grandes volumes e por oferecer um preciso controle digital de temperatura.
Atendendo a vários segmentos de mercado, do alimentício ao hospitalar, em geral esse equipamento é desenvolvido sob medida, mediante projetos personalizados, garantindo assim o armazenamento refrigerado adequado para cada tipo de produto e necessidade.
CÂMARA DE CONGELADOS
Armazenamentos ABAIXO de 0ºC
Para armazenamento de carnes, laticínios, e alimentos
em geral que precisam se manter congelados.
CÂMARA DE RESFRIADOS
Armazenamentos ACIMA de 0ºC
Servem para manter e garantir a temperatura de vários
materiais, em sua maioria, alimentos, medicamentos,
bebidas entre outros.
Renovação de Ar
A renovação de ar, pode acontecer de maneira natural ou de forma projetada em ambientes profissionais.
É regulamentada pela Norma Brasileira 16401, que dispõe sobre as práticas de renovação do ar interno em ambientes fechados com ar-condicionado.
São sintomas típicos de quem passa muito tempo num ambiente climatizado sem renovação do ar, dor de cabeça e sonolência. Isso acontece em função do ar ser respirado por muitas pessoas ao mesmo tempo numa sala fechada, liberando excessivamente gás carbônico e consumindo o oxigênio.
Além dos sintomas de desconforto, esta prática, pode servir para disseminar vírus e bactérias que estão presentes no ambiente.
Se o ar-condicionado estiver numa instalação residencial o ar é
facilmente renovado, seja por uma porta abrindo ou
fechando ou pelo trânsito de pessoas.
Mas numa sala de trabalho o mesmo não ocorre, pois os profissionais, geralmente em maior quantidade, permanecem mais tempo no ambiente, saturando o ar.
A renovação do ar condicionado em ambientes corporativos consiste numa prática importante para o bem estar coletivo.
Em suma a regra é mínimo de 27m³/h/pessoa de ar externo
que deve entrar no ambiente. Este ponto depende da metragem do ambiente, número de pessoas no recinto e tipo de sistema em questão. Se for uma instalação doméstica basta desligar os
aparelhos e manter portas e janelas abertas por meia hora aproximadamente. Se for em uma sala corporativa as instruções devem vir do profissional responsável pelo sistema de climatização. Alguns procedimentos são feitos naturalmente ou por meio de exaustores e dutos, dependendo do caso.
Alguns pontos devem ser considerados pois a pressão do ambiente também precisa ser levada em consideração, caso o ambiente não tenha escape de ar a pressão pode ficar positiva dificultando a entrada do ar mesmo com um exaustor ou ventilador mecânico.
Por isso a necessidade de projeto e um cálculo bem feito, além
de uma ART feita por um profissional credenciado no CREA
ou outro órgão competente.
A Mister Freeze elabora esse projeto e pode fazer a
instalação de todo o sistema.
NBR – 16401
A NBR não se trata de uma lei, é uma norma que responde aos padrões da ABNT. A Norma Brasileira 16401 define e organiza alguns parâmetros acerca dos projetos para sistemas de ar-condicionado centrais e unitários. Ela entrou em vigor em 2008 em substituição a outras normas antigas.
A NBR 16401-3 passou por revisões em 2016, que foram implementadas em fevereiro de 2018, referentes à quantidade interna de CO2, levando-se em conta o cálculo dessa substância no ar externo, e ainda as atividades dos ocupantes do espaço, entre outras mudanças.
Sistemas de Ar Condicionado
SISTEMAS DUTADOS
O sistema de ar condicionado dutado pode climatizar vários ambientes simultaneamente e distribui melhor o ar em ambientes grandes e espaçosos.
Os dutos não podem ser colocados em qualquer lugar e nem todo tipo de ar condicionado funciona com eles, sendo um processo complexo, mas necessário quando se quer um sistema de ar condicionado que consiga espalhar o ar de maneira uniforme por salas e cômodos grandes.
Esse tipo de aparelho vale a instalação, pois o sistema de ar condicionado dutado possui eficiência inigualável por outros tipos de ar condicionado, então certamente será um investimento que atender suas expectativas.
SISTEMAS VRF OU VRV
VRF (Fluxo Refrigerante Variável) é um sistema de climatização central indicado para grandes ambientes, sejam residenciais ou comerciais. Ele minimiza as perdas de eficiência, gera ganho de espaço nas obras, proporciona sustentabilidade e também economiza energia. Com uma única condensadora (unidade externa) ligada a várias evaporadoras (unidades internas), o VRF funciona através de um ciclo único de refrigeração, com sistema de expansão direta. Está entre os mais versáteis e potentes sistemas de ar-condicionado do mercado. O ar-condicionado VRF possibilita automação sofisticada, que modula o funcionamento dos equipamentos conforme a carga térmica demandada pelos ambientes, operando de maneira mais eficiente e com maior economia de energia ao ser comparado com sistemas convencionais. Devido à capacidade de operar vários equipamentos simultaneamente com baixo consumo elétrico, e com baixíssimo ruído o VRF é considerado um dos sistemas mais avançados da atualidade.
MULTI SPLIT
O Multi Split é um sistema de climatização que refrigera mais de um ambiente com apenas uma unidade condensadora – que fica do lado de fora – e múltiplos evaporadores distribuídos nos cômodos a serem resfriados.
Tudo isso, é claro, com ótima relação custo-benefício.
Em geral se usa em locais onde o espaço para a condensadora (máquina externa) é limitado, e é ideal para quem precisa manter vários ambientes com temperatura controlada, seja em casas ou em escritórios.
SPLITÃO OU SELF CONTANED
Estas linhas de produtos são indicadas para quem está procurando solução em climatização para ambientes de maior porte. O ar condicionado tipo Splitão ou Self Contaned são aparelhos que possuem alta vazão de ar e normalmente são indicados para ambientes comerciais, onde existe maior metragem ou grande circulação de pessoas. Entretanto, também é possível encontrá-lo em algumas residências, que necessitam de grande volume de climatização. Entre suas características, destaca-se a confiabilidade, flexibilidade total de instalação, ótimo isolamento térmico e acústico que atende aos requisitos de qualidade do ar interior, baixo consumo energético, associados ainda a facilidade de manutenção.
SPLITS TIPOS
HI WALL / CASSETE / CASSETE 1 VIA E PISO TETO
Nos modelos Split, o aparelho de Ar Condicionado é dividido em duas unidades – daí o nome Split que vem do inglês e quer dizer “dividir, separar” – uma Condensadora que é a unidade externa e uma Evaporadora que é a unidade interna..
É o tipo de ar condicionado que mais tem se popularizado no Brasil.
Essas duas partes então unidas por tubulações de cobre onde acontece a passagem do fluido refrigerante.
O Hi-Wall é o Split mais comum da categoria, podendo ser encontrado principalmente em residências e em estabelecimentos comerciais de pequeno porte.
Se traduzirmos, o termo “Hi-Wall” quer dizer “Parede Alta”.
O modelo tem esse nome porque é instalado em pontos altos da parede, caso contrário ele terá problemas no funcionamento.
Sem dúvidas é o mais barato de toda categoria de ar condicionados e é mais comum pra ambientes menores, e com menos complexidades.
Podem ser encontrados de 9.000btus até 36.000btus.
O Split Cassete 4 vias ou 360º, como próprio nome diz,
oferece 4 saídas de ar para todos os lados, podendo ser instalado no teto ou no forro. Uma das principais vantagens desse tipo de Split é que ele fica embutido no local, sendo indicado para quem prefere uma aparência mais discreta, e com menor vazão de ar para ambientes mais silenciosos e calmos.
Muito comum em locais com pé-direito entre 2,5 e 4m e com baixa movimentação de pessoas, como Salas de aula, auditórios, salas de reuniões, escritórios entre outros.
Podem ser encontrados de 18.000btus até 60.000btus.
O Split Cassete 1 via, como próprio nome diz, oferece 1 saída de ar, podendo ser instalado no teto ou no forro.
Como o modelo acima ele fica embutido no forro, sendo uma excelente opção discreta para locais menores como quartos,
salas, copas, escritórios, porém são usados nos tipos multi-split
e VRF por ainda não acharmos modelos split 1 pra 1
(uma condensadora e uma evaporadora).
Podem ser encontrados de 9.000btus até 24.000btus.
O Split Piso Teto, como diz o próprio nome, pode ser instalado tanto no piso quanto no teto do local que irá receber o aparelho. Sendo aparentemente maior e mais robusto, ele conta com uma alta capacidade de refrigeração, sendo indicado para médios e grandes ambientes.
É mais comum encontrá-lo em bancos, lojas, restaurantes,
igrejas e outros espaços comerciais. Ambientes que tenham alta circulação de pessoas e com o pé-direito muito alto, pois sua vazão de ar e alcance do fluxo de ar é maior se comparada ao
Split Hi-Wall, apresentado acima.
Podem ser encontrados de 18.000btus até 90.000btus.
PMOC
Plano de Operação Manutenção e Controle
– Lei Federal 13.589/18
O PMOC significa Plano de Manutenção, Operação e Controle. Esse plano estabelece os procedimentos e periodicidade com que se deve verificar a integridade e o estado de limpeza e conservação dos sistemas de climatização.
A criação desse plano é de obrigação legal, conforme a
Lei n° 13.589/2018, para todos os edifícios de uso público e coletivo e também de uso restrito que possuam ambientes climatizados artificialmente.
O PMOC visa garantir a higiene dos equipamentos e estruturas envolvidos no processo de climatização, para que estes estejam livres de fungos, bactérias, ácaros, contaminantes e material particulado.
VANTAGENS DE TER O PMOC
Estudos associam o bom estado do sistema de
climatização à melhores condições de saúde ocupacional,
com melhor desempenho dos ocupantes dos espaços climatizados. Além disso, a execução do plano evita a perda de eficiência dos equipamentos de climatização ao longo do tempo, e consequentemente gera economias através
de um menor gasto de energia elétrica e grande
aumento na vida útil de cada equipamento.
Evita afastamentos e até mesmo mortes por doenças respiratórias que são ocasionadas pela transmissão de
micro-organismos e contaminantes a partir de sistemas de ar condicionado. O Plano de Manutenção Operação e Controle visa eliminar os micro-organismos que transmitem essas doenças pelo sistema de ar condicionado. Ou seja, permite a redução dos afastamentos por doenças respiratórias.
Por se tratar de uma obrigação legal, o descumprimento total ou parcial do PMOC pode resultar em prejuízos graves para
seu negócio, como multas, advertências e até
interdição total ou parcial.