(37) 3215-7105 / (37) 99957-2120

BEBEDOURO PARA EMPRESA É ASSUNTO SÉRIO

Escolha o bebedouro de forma consciente.

O bebedouro industrial é um equipamento frigorífico e por isso, é importante observar a instalação correta. Também convém observar se o gás refrigerante utilizado pelo equipamento é do tipo “ecológico” conforme determina a legislação (um gás ecológico comum é o R134A).

A certificação de bebedouros junto ao INMETRO é obrigatória. Outro fator importante é observar se o bebedouro possui filtro para instalar na tomada de água.

E verificar a validade dos filtros e trocá-los constantemente no prazo correto para garantir a qualidade da água.

A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) diz:

Bebedouros subdimensionados não comportam o volume de utilização. A temperatura nunca será a ideal! segundo a NR 18 (Normas para Obras e Indústrias de Construção), além de ter que ser provida água potável, filtrada e fresca nestes ambientes, nos alojamentos deve haver no mínimo 1 (um) bebedouro para cada grupo de 25 trabalhadores. Esta informação está presente no item 18.4.2.10.10 da referida norma;

Já a NR 24 (Normas para Empresas e Locais de Trabalho em Geral), de forma similar ao item da norma anterior, também é definida uma proporção de trabalhadores para cada bebedouro, sendo de 1 (um) bebedouro para cada grupo de 50 empregados. Tal informação encontra-se no item 24.7.1.

O que olhar para escolher o melhor bebedouro para sua atividade:

Não basta saber o que é um Bebedouro Industrial para que se realize uma boa compra. É preciso garantir que a compra esteja adequada à sua necessidade, existem várias características de muita importância que quando não observadas podem trazer vários transtornos posteriores. Características importantes são:

  • Água potável, filtrada e fresca.
  • Garantia – incluindo pós-venda e peças de reposição;
  • Certificação INMETRO – garantia de qualidade da água.

Para não errar, siga a o dimensionamento a seguir pois cada bebedouro atende uma determinada faixa de funcionários:

  • Bebedouro industrial 20 litros – até 15 pessoas/hora;
  • Bebedouro industrial 40 litros – até 30 pessoas/hora;
  • Bebedouro industrial 60 litros – até 80 pessoas/hora;
  • Bebedouro industrial 100 litros – até 150 pessoas/hora.
  • Bebedouro industrial 200 litros — até 250 pessoas/hora.